sexta-feira, 30 de maio de 2008

ESCRITOS DO TONINHO (Abel Fernandes)

O MAIOR ARTISTA DO UNIVERSO!
Por Abel Fernandes
Eu acredito que o maior artista do Universo é Deus!
Ele devia estar de bom humor quando criou a girafa, o elefante, o hipopótamo, o camelo... Resolveu brincar um pouco, e estava muito bem humorado mesmo, e ai criou a baleia azul, e logo em seguida as outras de cores variadas, e depois o polvo e as águas vivas, e as lulas... As minhocas vieram por um descuido... Provavelmente um rascunho antes de criar as cobras e serpentes... E foi criando, criando, criando... Numa manhã estava bem inspirado mesmo, e aí criou a mulher! Esse foi o melhor momento! O de maior criatividade! Foi depois disso que Adão começou a ficar esperto e gostar de estar vivo! Antes ele olhava para o Paraíso, bocejava, e ia dormir um pouco à sombra de uma árvore qualquer... Mas depois que a mulher apareceu, ele nunca mais pode dormir em paz... Até hoje está perplexo diante dessa maravilha divina que Deus criou... E seu deleite é saber que ela saiu de dentro dele! Por isso é que está sempre grudado nela! E ela nele... Deus é o Ser mais bem-humorado do Universo! Faz cada uma!


IRRITAÇÃO, O QUE É...
A irritação é uma forma que a natureza nos deu para lapidarmos-nos, melhorarmos-nos, aprimorarmos-nos e evoluirmos! Porque quando a gente se irrita, algo está errado em nós... Por exemplo, a mãe se irrita porque a criança é inteligente e quer saber tudo... Vejam. A criança é toda vitalidade, toda despreconcebida, toda solta e descontraída... A mãe já perdeu aquele deslumbramento da criança... Tornou-se bitolada com o passar dos anos, uma pessoa preocupada, ansiosa, doente, psicótica. Já não tem mais aquele anseio de aprender que tem toda criança. Aquele êxtase pela vida! Isso é um mal, uma psicopatia, uma doença que ela adquiriu no mundo com o passar dos anos... Se ela continuar assim, vai envelhecer rapidamente, vai ficar feia, opaca, sem vida. A criança, que é uma expressão da força da Vida na Terra, tem a alma ainda tenra, inocente, pura, está mostrando-lhe como sair dessa situação, mas ela se irrita, grita com a criança, maltrata-a, castiga-a, bate nela, e com esses atos vai contaminando a criança com sua doença, vai deformando-a, bloqueando-a, escurecendo-a pouco a pouco... Anos depois a criança vai ser outra doente, outra psicótica, outra ansiosa, outra infeliz, e vai contaminar outras e outros e mais outros até a humanidade inteira ficar mergulhada num pesadelo horrível e Jesus ter que vir ao mundo ensinar de novo os homens a serem crianças novamente! "Em verdade vos digo, se não vos fizerdes como as criancinhas, jamais entrareis no reino dos céus", que é o reino da felicidade, da paz, do amor, da saúde, da alegria e da harmonia... Portanto, quando a gente se irrita com alguém é porque algo está errado em nós... Então temos que descobrir o que está errado e trabalhar sobre esse lado de nosso ser para conquistarmos a saúde anímica e o bem estar a que todos temos direito. Se uma pessoa nos diz algo, e nos ofendemos, é porque “somos” esse algo, por isso nos ofendemos... Ofender-se é a mesma coisa que abrir-se uma fenda em nós. Se não somos aquilo que a pessoa nos classifica, para que vamos nos aborrecer? Alguém diz que eu sou desonesto, mas eu sei que não sou e todos sabem disso... Para que, então, perder a linha, ficar magoado e ofendido? Ele é que se desclassifica a si mesmo ao me chamar por algo que não sou! Se eu me ofendo, me irrito, me aborreço e parto para a réplica, para a briga, isto significa que o que ele disse me atingiu em cheio e eu desci para o seu nível... Então é melhor eu ficar na paz e na serenidade que quem age assim só tem a ganhar sempre! E deixar que o outro permaneça no seu nível que é o lugar onde ele merece ficar enquanto não aprender a respeitar os outros... Força e Luz sempre.
Agora chega de prosa, companheiros, aí vão meus dois mais recentes poemas... Abraços a todos.

POEMAS

Elegia à uma amiga...

(Este poema eu o escrevi à Paula e ela respondeu-me com um palavrão (xingou minha mãe...) he he he he he he! Mas foi só uma brincadeira minha... Ai eu escrevi-lhe um e-mail desculpando-me por deixá-la brava, e ela respondeu-me que não estava brava comigo não, mas xingou-me porque achou esse poema muito “afoito”... He he he he he! Vocês também acham que este poema é muito “afoito”?... Fiz só para agradá-la, porque gosto dela, como amigo, claro, embora de vez em quando passa-me umas idéias pela cabeça... Ai meu Deus, lá vem eu de novo, mas não resisto brincar com ela! Só para vê-la brava! Há há há há há! Paula, eu acho você legal mesmo... Gosto de você! Por isso escrevo-lhe de vez em quando palavras que depois até me arrependo, mas aí já é tarde... Fazer o que, amiga! Beijos do seu irmão Toninho...

Você é a estrela que o poeta ama e contempla, à noite,
de sua janela,
mas sabe que é quase impossível alcançá-la
um dia...
Você é aquele pudim delicioso
que o mendigo olha na vitrine da padaria
mas sabe que é quase impossível comê-lo!
Você é aquela flor do jardim que o jardineiro ama e contempla
mas sabe que é quase impossível colhê-la
porque já tem dono
e o dono não tira o olho dela...
Você é aquele raio de sol
que o preso contempla de sua cela
mas sabe que é quase impossível banhar-se nele...
A não ser que um dia consiga cavar um túnel
com os dedos das mãos nuas
no cimento duro e frio
de sua cela...
Você é aquela princesa que o pobre sapo adora
mas sabe que é quase impossível convencê-la a dar-lhe um beijo
e o sapo vire o mais belo príncipe!
Pois a princesa tem o maior nojo de sapos!...
Você é aquela bolada da loteria
que o apostador sonha em ganhar um dia
mas sabe que é quase impossível isso acontecer
porque nem tem o dinheiro
para comprar o bilhete!
Enfim, você é muito tempero para a minha sopa!
É muita tinta para a minha aquarela!
É muito mar para a minha praia!
É muito brilho para o meu anel!
É muito peixe para a minha rede!
É muita água para o meu aquário!
Por isso,

me contento, amiga,
em ser apenas
seu amigo...

Abel Fernandes

A UMA OUTRA AMIGA... (Quem será?)

E de repente
Um sentimento estranho mas feliz
inundou toda minha alma...
Um sentimento indizível de felicidade,
de êxtase, gratidão, alegria...
Um sentimento que veio repentino,
Como um raio de sol que veio brincar na cortina da minha janela...
Como um canto de pássaro na árvore lá da rua...
Como uma gota de orvalho que pingou sobre a pétala de uma rosa...
Como uma melodia ouvida no meio da noite...
Como uma nuvem que passou solitária no céu e sombreou a paisagem...
Como uma criança que surgiu na calçada e deu-me um sorriso...
Esse sentimento estranho que inundou minha alma
Veio a mim
De saber que você existe...
De saber que você está aí viva, linda, sorridente,
Pronta à ler meus poemas,
Ver minhas fotos, minhas imagens
Ouvir minhas palavras...
De saber que você aprecia minha amizade,
Minha companhia...
De saber que você gosta do meu abraço,
Dos meus beijos no seu rosto de anjo,
(Beijos e abraços inocentes, de amigo, claro...)
Que você gosta dos meus livros...
Dos meus blogs...
Quero que você saiba
Que agradeci hoje a Deus
Por ter colocado em meu caminho
Pessoas como você
Que me fazem gostar da vida...
Que me fazem gostar de viver,
De fotografar
E escrever!

Abel Fernandes

Nenhum comentário: